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Revista Luz & Cena
Interface
Behringer FCA1616 e FCA610
Novas interfaces de áudio FireWire/USB
M.Ratton
Publicado em 10/04/2012 - 09h39
Divulgação
 (Divulgação)
A nova série de interfaces de áudio da Behringer se destaca pela versatilidade de conexão com o computador, que pode ser feita tanto via FireWire quanto via USB. Elas são compatíveis com PC/Windows e Mac e possuem pré-amplificadores XENYX, que já equipam diversos mixers da empresa.

O modelo FCA1616 tem dimensões de rack 1U e é orientada para estúdios de pequeno porte. Ela oferece um total de 16 canais de entrada, sendo quatro entradas (canais 1 a 4) localizadas no painel frontal, com conectores XLR combo para microfone ou linha, e dotadas de pré-amplificador e alimentação phantom, quatro entradas de linha (canais 5 a 8) com conectores de 1/4" localizadas no painel traseiro e ainda mais oito canais de entrada (9 a 16) através de conexão digital óptica ADAT. Do total de 16 canais de saída, oito são saídas analógicas com conectores de 1/4" (canais 1 a 8) e mais oito canais de saída (9 a 16) através de conexão óptica digital ADAT, todas localizadas no painel traseiro. Usando as conexões ADAT, é possível conectar um conversor Behringer ADA8000 e obter mais oito entradas de microfones e mais oito saídas de linha. A FCA1616 possui também conexões digitais de entrada e saída estéreo S/PDIF (canais 9 e 10), com conectores coaxiais RCA, e ainda oferece oito conexões de insert (1/4" TRS) para as entradas.

Já o modelo FCA610 tem dimensões de meio rack e é indicada para homestudios e para quem precisa de portabilidade. Ela possui 6 canais de entrada e 10 canais de saída, sendo duas entradas analógicas (canais 1 e 2) localizadas no painel frontal, com XLR combo para microfone ou linha e dotadas de pré-amplificador e alimentação phantom. As demais entradas ficam no painel traseiro, sendo duas analógicas (canais 3 e 4) com conectores de 1/4" e uma entrada digital estéreo S/PDIF (canais 5 e 6) disponível tanto em conector RCA quanto em conector óptico. As saídas da FCA610 ficam todas no painel traseiro, sendo oito de sinal de linha, com conectores de 1/4", e duas em formato digital estéreo S/PDIF (canais 9 e 10) também disponível em conector RCA e em conector óptico.


As entradas de 1/4" são balanceadas e aceitam uma ampla gama de sinais de nível de linha, enquanto que as saídas de 1/4" podem operar com conexões balanceadas ou não, e os conversores AD e DA são de 24 bits e suportam taxas de amostragem de até 96 kHz. Ambos os modelos possuem filtros passa-alta nas entradas, duas saídas para fones de ouvido com controle independente de volume, e ainda conexões de MIDI In e MIDI Out. No painel frontal há LEDs indicativos de presença de sinal, sobrecarga nas entradas, estado da alimentação phantom e dos pads atenuadores, atividade nas entradas e saídas de áudio digital e de MIDI. A alimentação elétrica é através de fonte AC externa (inclusa).

A grande flexibilidade dessas interfaces é a possibilidade de serem conectadas ao computador via FireWire ou via USB 2.0, com drivers de baixa latência compatíveis com Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Mac OS X. A Behringer também disponibiliza em seu site diversos softwares para gravação de áudio, podcast e outras aplicações, além de uma coletânea de plug-ins de instrumentos e processadores.

Características principais:

FCA1616
  • 16 canais de entrada, 16 canais de saída
  • Conexão com computador via FireWire ou USB 2.0
  • 4 entradas analógicas (XLR combo) para mic/linha com alimentação phantom
  • controle de ganho, phantom power, atenuação e filtro passa-alta nas 4 entradas de mic
  • 4 pré-amplificador XENYX
  • 4 entradas analógicas de linha (1/4")
  • 8 entradas via conexão digital óptica ADAT
  • 8 saídas analógicas de linha (1/4")
  • 8 saídas via conexão digital óptica ADAT
  • entrada e saída estéreo S/PDIF (RCA)
  • 8 conexões de insert (1/4" TRS)
  • 2 saídas para fones de ouvido, com controles de volume independentes
  • MIDI In / Out
FCA610
  • 6 canais de entrada, 10 canais de saída
  • Conexão com computador via FireWire ou USB 2.0
  • 2 entradas analógicas (XLR combo) para mic/linha com alimentação phantom
  • controle de ganho, phantom power, atenuação e filtro passa-alta nas 2 entradas de mic
  • 2 pré-amplificador XENYX
  • 2 entradas analógicas de linha (1/4")
  • 6 saídas analógicas de linha (1/4")
  • entrada e saída estéreo S/PDIF (RCA e óptico)
  • 2 saídas para fones de ouvido, com controles de volume independentes
  • MIDI In / Out

Mais informações: Behringer
Distribuidor no Brasil: ProShows 
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