RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Internacional
Devagar e Sempre
113a Convenção Internacional da AES reflete a situação da indústria mundial
Lígia Diniz
Publicado em 09/06/2005 - 00h00
Lígia Diniz
 (Lígia Diniz)
Pouquíssimos brasileiros circulando pelos corredores da feira, grandes empresas em pequenos estandes, diversos lançamentos de produtos, mas ausência de novas tecnologias. Assim foi a 113a Convenção Internacional da AES (Audio Engineering Society), realizada em Los Angeles (EUA), entre os dias 5 e 8 de outubro. O desânimo não foi surpresa para ninguém, já que a crise econômica mundial estampa os jornais já há algum tempo. E no final das contas, o público esperava tão pouco que acabou se surpreen-dendo com algumas novidades. Além do Super Audio CD (SACD), que com suas demonstrações conquistou vários fãs, chamou também a atenção a adaptação de equipamentos tradicionais ao áudio 5.1 e seus formatos. De resto, como sempre, o setor de synths virtuais e softwares de áudio atraiu um grande público de músicos e engenheiros, enquanto os grandes fabricantes de mesas mostraram como vêm se adaptando ao surround e ao mundo digital e suas sample rates. Enfim, como sempre, a AES foi o termômetro da indústria do áudio internacional e, como não poderia deixar de ser, a M&T traz o que há de novo no mundo.




Nem luxo nem lixo

Embora no primeiro dia da feira fosse possível ouvir comentários como "dá até para jogar futebol aqui no corredor" uma alusão ao espaço de sobra, à pequena quantidade de visitantes e à área ocupada pelos estandes, menor que nos anos anteriores a verdade é que a 113a Convenção da AES (Audio Engineering Society) estava apenas virtualmente menor. Sim, nas primeiras horas da quinta-feira, dia 5, até dava para bater uma bolinha no carpete, mas uma conferida na lista de expositores e um pouco de paciência para esperar o público chegar e o autor da frase já nem tinha mais tempo para brincar.
Sem dúvida, em espaço físico, os estandes ocuparam menos área. Pouquíssimos tinham aquelas tradicio-nais saletas reservadas para negócios, nada de champagne e vinho tinto sendo servido e pouquíssimas camisetas e outros brindes foram distribuídos. Mas prestando atenção - e fazendo justiça o que se percebeu é que os fabricantes cortaram os luxos, para investir todos os (poucos?) recursos em tecnologia. O número de expositores praticamente não mudou desde a última grande feira, realizada em Los Angeles em 2000 (no ano passado, a convenção de Nova York foi bastante prejudicada devido ao ataque ao World Trade Center), e quase nenhuma marca importante deixou de mostrar alguma coisa nova.
De uma forma geral, a feira foi dominada pelo áudio 5.1 (e 6.1, 7.1, 10.2...). Nos Estados Unidos, todos já parecem bem familiarizados com o DVD-Audio e o Super Audio CD. Embora ainda não sejam campeões de venda, os próprios engenheiros de som já vêem os formatos como o futuro (próximo) do áudio. Nos workshops, a grande tendência foi discutir mixagem e masterização para surround, com os profissionais top de linha bastante animados com as diversas possibilidades que o número de canais em surround permite. Uma das principais apostas para a popularização do formato por lá é o sistema de som 5.1 para automóveis.
Enquanto isso, os fabricantes de equipamentos para gravação, mixagem e masterização trataram de acompanhar a tendência, se adaptando não só ao surround mas também à codificação DSD (direct stream digital), usada no Super Audio CD e à PCM, do DVD-Audio, além das freqüências de amostragem de até 192kHz. Empresas como SADiE, Sony e Merging Technologies já lançaram workstations com tecnolo-gia DSD, por um preço que vem sendo reduzido.
As fabricantes de mesas de grande formato também apresentaram suas armas, como novos modelos da SSL e da Neve, implementadas para surround e Dolby. E nesse sentido, parcerias como Euphonix e Steinberg também pareceram demonstrar que o futuro é mesmo misturar formatos.
Em P.A., não foram muitas as novidades, mas marcas como InnovaSon, DigiCo e Cadac mostraram novas mesas, enquanto JBL, L-Acoustics e Meyer, entre outras, apresentaram seus lançamentos de caixas acústicas. Nada revolucionário foi colocado à mostra, mas ninguém saiu de lá profundamente decepcionado, o mesmo valendo para periféricos para estúdio e sonorização ao vivo. Poucos novos modelos de microfones também foram apareceram por lá, e o único que realmente chamou a atenção de todos foi o relançamento do clássico Ela M251, da Telefunken, que será vendido nos EUA por apenas U$10 mil.

Dólar a R$4

Ao contrário das edições anteriores da AES, a feira de 2002 não contou com a presença de muitos brasileiros. Contrariam a regra os sócios da empresa de instalação e manutenção Ground Control, Geraldo Tavares, Marco Aurélio e Paulo Lima, que foram à convenção para se aproximar das empresas com as quais trabalham como AKG, Alesis, Focusrite, Manley, Neve e SSL, entre outras além de fazer contatos para instalações de estúdios nos próprios EUA. Os três aproveitaram ainda para fazer um trei-namento em hardware na sede da Digidesign em San Francisco.

 
A SSDiE se destacou com a série 5 de workstations adaptadas para gravação de SuperAudio CD e DVD-Audio.

Também ligados à DigiDesign, estiveram por lá Edu Vianna e Eudes Freitas, da Tecnologia Musical, Renato Teixeira e Alexandre Neves, da Music Mall, e Alexandre Baroni e Armando Marinelli, da Quan-ta, além de Astor Silva e Adinaldo Neves. Outros conterrâneos que enfrentaram o dólar e passaram por lá foram o presidente da AES Brasil, Joel Brito, o engenheiro José Carlos Giner e o técnico de masterização Ricardo Garcia, do estúdio Magic Master, além de Carlos de Andrade, o Carlão, da Visom. Os únicos corajosos a ponto de montar um estande foram Liza e Shraga Winter, da SabraSom (veja box).


Na estante da Digidesing, o visitante podia estar o Pro Tools e os diferentes plug-ins,como o No Noiose, da Sonic.


Steinberg e Euphonix anunciam parceria

A Steinberg, fabricante de software para áudio profissional, e a Euphonix, conhecida por suas mesas de grande formato, anunciaram uma parceria que deve começar a render frutos nos próximos meses. Segundo o diretor de tecnologia da Euphonix, Martin Kloiber, o objetivo da união é integrar workstations e mesas de áudio. "Com a parceria entre os dois fabricantes, teremos uma superfície de controle profissional com software e hardware de qualidade, o que será vantajoso até em termos econômicos", declarou. Um dos principais membros da diretoria da Steinberg, o compositor de trilhas sonoras Hans Zimmer passou a integrar também a diretoria da Euphonix. O trabalho em conjunto já pode ser notado na feira da AES: uma mesa Euphonix fez o papel de superfície de controle para o Nuendo no estande da Steinberg, através da TransferStation, que traduz arquivos R-1 para o formato AES31.

Sabra-Som representa Brasil na feira
A empresa paulista SabraSom foi a única brasileira a expor na AES em Los Angeles e já pode se considerar veterana, com cinco participações na feira. E o investimento trouxe um retorno maior que o esperado: os suportes para microfone fizeram tanto sucesso que a fabricante fez contatos para sua distribuição no Canadá, além de conquistar fãs alemães e japoneses.
Shraga Winter, proprietário da empresa, afirma que o mercado principal da SabraSom está nos Estados Unidos, que é responsável por 80% das compras. Na feira, o principal destaque foi o suporte múltiplo SMS 5.1, para captação surround, baseado na mesma tecnologia dos suportes supressores de ruído do modelo SSM-1, todos projetos próprios e patenteados. Segundo Winter, o objetivo do lançamento é "colocar nas mãos do usuário uma ferramenta que lhe permita escolher o microfone que quiser, com a regulagem e o desenho de som que escolher".
 
O que há de novo

M&T deu uma olhada no que havia de lançamentos entre as marcas mais importantes, além de procurar as novidades e surpresas entre os novos fabricantes. Confira a seguir os destaques.


Mesas de Áudio




A XL 900K Super Analogue, da SSL, preparada para os novos formatos de áudio de alta resolução

Allen & Heath
A Allen & Heath lançou na AES mais um produto para DJs. O Xone:V6 é um mixer com seis canais duplos estéreo, com quatro entradas para RIAA ou linha e duas apenas para linha. O Xone:V6 traz ainda pré-amps valvulados. Outra novidade da A&H foi o lançamento das mesas PA12-CP e PA20-CP, para uso ao vivo. A PA12-CP tem oito canais mono mais dois canais estéreo, enquanto a PA20-CP tem 16 mono e dois estéreo.
www.allen-heath.com

Cadac
A Cadac, conhecida pelas mesas de P.A. de alta qualidade e preço, lançou uma mesa mais acessível. A S-Type é uma console compacta, disponível em três tamanhos, com oito, 16 ou 24 módulos de entradas. São oito VCAs, oito grupos e oito auxiliares (dois estéreo).
www.cadac-sound.com

DigiCo
A DigiCo lançou na AES a mais nova mesa digital para P.A., a D5 Live, disponível com 56 ou 96 entra-das de microfone do palco e uma superfície de controle de 64 ou 96 canais.
www.digiconsoles.com

Euphonix
Além do anúncio da parceria com a Steinberg, a Euphonix trouxe algumas novidades. A grande atração do estande foi a Max Air, mesa digital para broadcast. Com 96 canais, a console foi projetada para apli-cações ao vivo e gravações ao vivo. O sistema DSP e parte do processamento e do software de controle são os mesmos da System 5. São 32 buses de mix ou grupo, 24 matrizes auxiliares e redundância total de fontes de alimentação. Outros lançamentos incluíram a versão 2.6 do software/hardware da System 5 que, entre outras modificações, permite que cada banda do equalizador cubra de 20Hz a 20kHz com um ganho de 24 dB. A Euphonix apresentou também a versão 4.0 do software do gravador digital R-1, que traz tamanhos de pista ajustáveis para maior precisão na edição.
www.euphonix.com

InnovaSon
A francesa, fabricante de mesas digitais para P.A., lançou na AES a nova Compact Sy40. Com 40 canais (24 mono e 8 estéreo) e 27 buses, a console traz um novo sistema DSP e novos modos estéreo e sincroni-zação em MIDI Time Code.
www.innovason.com

Neve
As duas mesas que chamaram a atenção no estande da Neve foram a Logic MMC, que trouxe algumas modificações processamento em 96kHz, sistema DSP XSP e entrada e saída MIOS-96 e a recentemente lançada 88R, com novas funções. A mesa que estava por lá veio diretamente dos estúdios Skywalker, de George Lucas, e trouxe algumas modificações: a capacidade de saída em cue dobrou, buses auxiliares podem se dividir no centro da mesa para saídas independentes à esquerda e à direita, sinais externos podem ser introduzidos diretamente nos mix buses etc. Foram lançados ainda os pré-amps 1081R, que antes só existiam nas mesas 88R e agora podem ser utilizados separadamente.
www.ams-neve.com

Rane
Novidades da Rane incluem um crossover estéreo de quatro vias e um mixer para DJs. O Crossover AC24 traz controles analógicos convencionais com processamento DSP, compensação de fase automática para filtros de crossover e limitador independente para cada saída. O novo Empath Mixer tem três canais, controle de ganho automático, faders Penny & Giles, Flash-Cue e jaques de saída XLR, TRS e RCA, entre outros.
www.rane.com

Soundcraft
A Soundcraft acrescentou uma console de 56 canais mono e quatro estéreo à sua série MH4 de mesas para P.A.. Essa é a maior MH4 até agora.
www.soundcraft.com

SSL
As novidades da SSL ficaram por conta das modificações em alguns dos modelos da marca. A XL 9000 K Super Analogue está mais integrada ao 956 Film Scoring System, de gravação de trilhas para filmes. A mesa traz ainda novo Total Recall. Mas o sucesso da mesa, lançada no primeiro semestre, se dá à adapta-ção ao surround, com bus, master fader e compressor 5.1, além de estar preparada para o Super Audio CD e o DVD-Audio, com largura de banda do áudio que se estende até duas oitavas além da de um gravador de 96kHz.
www.solid-state-logic.com

Studer
Depois de lançar em março a sua mesa de mixagem digital Vista 7, a Studer apresentou em Los Angeles a novíssima Vista 6, projetada para uso em broadcasting ao vivo. Como a Vista 7, a nova console utiliza o formato patenteado Vistonics, que procura oferecer acesso fácil a todos os controles, assegurando uma operação mais fácil.
www.studer.ch

Yamaha
O mais novo lançamento da Yamaha foi a mesa digital O2R96, sucessora da O2R, com cinco vezes mais capacidade de processamento que o modelo anterior e 56 canais de áudio de 24 bits e 96kHz, além de outras características da DM2000, como monitoração surround, gerenciador de estúdio e controle para workstations. O formato, no entanto, é mais compacto, como o da O2R.


Yahama DM1000

A Yamaha apresentou a nova mesa digital, a DM1000, uma versão reduzida da DM2000. Projetada para o mercado de filme, pós-produção e broadcasting, a mesa tem 48 canais e áudio de 24 bits e 96kHz. A DM1000 tem controle para workstations integrado, sistema para monitoração surround, e os mesmos pré-amps que a DM2000. A mesa só estará disponível a partir de março de 2003.
www.yamaha.com/proaudio



Amplificadores, Falantes e Caixas


ADAM
A alemã Adam expôs sua linha de monitores para estúdio, com destaque para os lançamentos S2.5-A - para near e midfield e S4V-A, para midfield. Os monitores utilizam o tweeter A.R.T, uma tecnologia que puxa o ar para dentro e para fora numa proporção de 4 para 1.
www.adam-audio.com

Bryston
A canadense mostrou algumas novidades em amplificadores. A linha SST com os modelos 3B, 4B, 6B, 7B, 9B e 14B - foi o maior destaque. Do mais simples, o 7B - com um canal e 600W/8 ohms - ao mais complexo, o 9B - cinco canais e 120W/8 ohms, a Bryston procurou produzir uma linha que pudesse ser usada de diversas formas para diferentes sistemas de alto-falantes. Outro lançamento foi o processador e pré-amplificador para home theater SP 1.7, que pode ser usado em sistemas até 7.1 nos modos ES e EX.
www.bryston.ca

Crest Audio
A Crest Audio lançou a nova série de amplificadores New Pro 200, sucessora da série Professional. São três modelos, que ocupam duas unidades de rack cada: o Pro 8200 oferece 1450W/canal, o Pro 7200 tem 1000W/canal e o Pro 5200 tem 525W/canal. Todos tem resposta de freqüência de 10Hz a 100kHz de 0 a -3dB, e impedância de 15 k ohms, além de Automatic Clip Limiting (ACL). Outro lançamento Crest foi o mixer portátil XRM, que permite até seis mixes estéreo para sistemas de monitoração sem fio.
www.crestaudio.com

Crown
A Crown apresentou a nova versão do IQ System, rebatizado de IQ Network, que permite o controle de amplificadores através de computadores. A novidade é que agora o sistema de comunicação é baseado na estrutura Ethernet, o que permite uma velocidade de comunicação de 100Mbps, 2000 mais rápida que a versão anterior. A Crown anunciou também três novos módulos de amplificadores. O IQ-PIP-Lite é o mais simples e permite o controle da monitoração de áudio analógico. O IQ-PIP-USP3 tem as caracteríti-cas no Lite, mas tem funções DSP. Já o IQ-PIP-USP3/CN traz como diferencial conexões CobraNet.
www.crownaudio.com

Dynaudio
Foi lançada a AIR20, mais nova caixa da série AIR. A novidade é que AIR20 é uma caixa amplificada de três vias, com tweeter de 1,1", midrange de 5,5" e woofer de 10". A série AIR foi desenvolvida especialmente para aplicações em 5.1.
www.dynaudioacoustics.com

Electro-Voice
A Electro-Voice foi uma das marcas que mais apresentaram novos produtos na AES. Na linha de amplificadores, entre as novidades, estava a série Precision, de amplificadores controlados por DSP. A série oferece controle remoto e supervisão de até 250 amplificadores através de um ou mais PCs. Outra novidade é a série modular P, baseada na tecnologia Precision. Além disso, a série MA, de amplificadores para instalações, ganhou dois novos modelos, disponíveis em 60 e 120W, com dez entradas balanceadas.
A linha de caixas acústicas da EV foi complementada com a introdução de um sistema de line array de caixas compactas, a Compact X, para uso em ambientes em que o espaço é limitado, como igrejas e teatros. Outra novidade foi a adição da caixa Sx600 à série Sx. A marca apresentou também a nova linha de caixas acústicas de teto, a EVID.
www.electrovoice.com

Genelec
A finlandesa Genelec, famosa por seus monitores, ocupou uma sala de demonstração onde apresentou em detalhe alguns lançamentos. Um deles foi o novo subwoofer ativo 7073A, com falantes de 12", SPL de 124dB até 12Hz, além de um sistema de gerenciamento de grave, com seis entradas e saídas. O sub inclui filtros para o crossover ativo, além do amplificador de 1kW RMS. Para auxiliar o alinhamento do crossover, foi integrado um gerador de sinais de teste de 85Hz.
Além do 7073A, a Genelec exibiu a linha de subwoofers ativos LSE (Laminar Spiral Enclosure), com quatro modelos de 8", 10", 12" e 2×12". O 7071A, com dois falantes de 12", foi projetado para complementar os modelos 1032A, S30D e 1037B. Já o 7070A trabalha com os modelos 1030A e 1031A, com um driver de 12". Os outros modelos são o 7060A (10") e o 7050A (8").
www.genelec.com

JBL
A JBL levou à AES as novas caixas da linha Vertec, com modelos menores de line arrays e subwoofer, para ambientes pequenos e médios. Os modelos de line array são a VT4887 e VT4888, além do subwoo-fer VT4881. A VT4887 é uma caixa de três vias compacta, com dois falantes de 8", biamplificada, com faixa de freqüência de 60Hz a 22kHz. Já a VT4888 tem tamanho médio e usa dois falantes de 12", com resposta de 48Hz a 18kHz. O VT4881 é um subwoofer compacto de 15".
www.jblpro.com




VT4888, da linha Vertec, da JBL

L-Acoustics
A francesa levou a Los Angeles quatro novos modelos de caixas acústicas. A 112XT é uma caixa ativa de duas vias, coaxial com um driver de 1.4" carregado por um falante de 12". A caixa garante até 128dB SPL (pico). A 115XT traz uma construção parecida, mas um falante de 15". Já a MTD112b e a MTD115b são as versões passivas da 112XT e 115XT. A L-Acoustic apresentou também a versão preli-minar da subwoofer SB118, de 18".
www.l-acoustics.com

Mackie
A Mackie surpreendeu este ano pelo tamanho de seu estande. Quem viu a empresa na última Namm ou na MusikMesse, onde ocupava uma área enorme, estranhou bastante o estande minúsculo em que esteve na AES. O nome da empresa nem constava do programa da exposição, mostrando que a participação foi uma decisão de última hora. Ainda assim, a Mackie apresentou diversos lançamentos, alguns apenas no papel, já que não havia espaço para demonstrações ao vivo.
Foram lançados dois novos modelos de monitores para estúdios. O HR626 é um monitor ativo de 140 watts, projetado especialmente para uso em 5.1/7.1, com um tweeter de 1" e dois falantes de 6,7". Já o modelo HRS150, outra novidade da Mackie, também da linha HR é um subwoofer ativo de 15", com potência de 950 watts, também pensado para sistemas surround.
www.mackie.com

Meyer Sound
A Meyer anunciou dois novos modelos de caixas amplificadas, para a sua linha de line array: a ultra-compacta M1D e a compacta M2D, para ambientes pequenos e médios. A M1D tem dois falantes de 5" e três drivers de alta potência alimentando uma corneta, e opera de 60Hz a 18kHz, com saída máxima de 123dB SPL a 1m. Já a M2D usa uma corneta alimentada por um driver MS-2010L com 1,5" de saída, e na seção média-baixa, dois falantes de 10".
www.meyersound.com

QSC
A QSC trouxe diversos lançamentos. A linha de amplificadores ganhou o novo Powerlight 6.0 II, projetado para uso em sonorização ao vivo, com DataPort para controle através de computadores e DSP. São 3500W por canal em 2 ohms, 2200W em 4 ohms ou 1300W em 8 ohms. Outra novidade foi o amplificador RMX 4050HD, com capacidade de 850W por canal em 8 ohms, e podendo ser usado com até quatro subwoofers de 8 ohms por canal.
A maior parte dos lançamentos QSC foi na linha de caixas acústicas. A marca apresentou a novidades da série ISIS, com cinco modelos  - 101M, 102M, 102W, 122M e 152M. São caixas full-range de duas vias podendo apresentar crossover ativo ou passivo.
A série AcousticDesign, para sonorização de pequenos ambientes, ganhou a nova AD-S82, sistema de duas vias, que vem em duas versões: com um driver de alta freqüência de 2" ou com tweeter de titânio de 1", com ou sem transformador.
www.qscaudio.com

Roland
A Roland apresentou o sistema de monitoração pessoal PM-1, que usa um amplificador de 60W e um sistema de falantes de duas vias, e foi projetado especialmente para percussão eletrônica e acústica. São quatro canais, que incluem uma entrada XLR, que pode ser usada também para microfone.
Outro novo produto é o monitor digital DS-30A, de 24 bits e 96kHz, com potência de 30W. A entrada digital S/PDIF, comum a toda linha DS, permite a monitoração digital para estúdios baseados em sistemas Roland e Boss, ou sistemas de gravação baseados em computador, mesas digitais etc.
A Roland apresentou ainda mais um modelo da série XV, o módulo de sintetizador de voz XV-2020 64 Outro lançamento foi o amplificador digital compacto de guitarra VGA-3 V, com potência de 50W.
www.roland.com

Yamaha
Para estúdios, a novidade foi o monitor MSP10 Studio, com amplificação dupla. O monitor tem um woofer de 8" com um amplificador de 120W e um tweeter de 1" que tem seu próprio amplificador de 60W. O novo modelo foi projetado para uso em surround, com uma chave de corte em 80 Hz, que pode ser útil quando o MSP10 estiver sendo usado com o subwoofer SW10.
www.yamaha.com/proaudio

Microfones


AEA
A AEA lançou o primeiro o R84, com a fita feita com um material duas vezes mais robusto que o comum e com capacidade de até 165 dB SPL. O microfone pode ser usado para diversos instrumentos, como cordas, percussão e baixo.
www.wesdooley.com

AKG
A austríaca apostou no vintage e lançou o C414B-ULS/SE Special Stereo Set, com acabamento em níquel como o original C414EB (produzido até 1986), mas com a cápsula CK12, da série UltraLinear.
www.akg.com

Audio-Technica
A Audio-Technica foi uma das fabricantes de microfones com o maior número de novidades da AES. Além da nova versão do cardióide a condensador AT4033, lançado há dez anos, batizada de AT4033/CL, a marca trouxe alguns lançamentos na linha Artist Elite. São duas novas séries - 5000 e 4000 - de sistemas sem fio, que podem vir em diversas configurações e trazem o sistema IntelliScan de seleção de freqüências. A série 5000 traz como destaque o receiver AEW-R5200, que inclui dois receivers independentes em uma unidade, oferecendo uma seleção de 200 canais UHF, entre 655.500 e 680.375 MHz. As duas séries são complementadas por cinco transmissores, todos compatíveis com os dois sistemas.
A Audio-Technica lançou também três novos modelos de microfones para instrumentos, também na linha Artist Elite. O AE5100 e o AE3000 são cardióides a condensador de diafragma grande, sendo o primeiro sensível longitudinalmente para overheads, percussão, violão e cordas - e o outro lateralmen-te. O terceiro lançamento é o AE2500, que combina condensador e dinâmico, sendo indicado para bum-bo.
www.audio-technica.com
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.