RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Lugar da Verdade
AES (Audio Engineering Society) Show e Convention: vale a pena ir?
Enrico De Paoli
Publicado em 09/07/2016 - 00h00
Sim, claro! Hehehe... Eu nunca comecei um artigo entregando seu fim tão diretamente assim. Mas, como dizem que o principal não é o destino, e sim a viagem, divirta-se no caminho! Pra começar, vamos ao motivo que me levou a escrever sobre algo tão conhecido - a AES Show. A maioria das pessoas do mercado de áudio profissional conhece a AES! Mas, surpreendentemente, este ano fui me dar conta de que muitos destes profissionais nunca foram a uma. Me atentei ao fato de encontrar alguns colegas do mercado lá e curiosamente ouvir deles "Enrico! É a primeira vez que venho!". Isso sem contar outros com quem falei após o final do evento e que me disseram: "cara, tenho que ir numa feira dessas... é legal?". Bem, sendo assim, sigo, abaixo, dizendo porque você deve ir na próxima...

O nome dessas feiras em inglês é bastante apropriado: "trade show". Traduzindo, seria uma "feira de trocas". Não, não é um sebo onde você vai trocar equipamentos... É muito melhor do que isso. Lá o principal foco é a troca de conhecimento. Então, o evento da Audio Engineering Society é dividido em duas partes: a AES Show e a AES Convention. O que eles chamam de "show" é a feira em si. Os expositores, seus estandes e muito, muito equipamento. Quem gosta de áudio, ama equipamento. Isso pra gente é como ir à Disney pra uma criança. Mas, nos corredores e nos estandes, a gente não apenas vê os equipamentos. Para os que têm a dádiva de serem comunicativos, conversar com os especialistas de produtos ali é um presente. E, claro, presente mais grandioso do que este é com ele fazer uma nova amizade.

Por falar em gente, pessoas, comunicação, sim, este é o ponto-chave da feira. Aí está a grande troca. Eu passo a ter a oportunidade de conhecer inúmeras pessoas que acompanham o meu trabalho à distância e ainda não me conheciam. E o oposto é válido. Faço amizades com especialistas de produtos, com fabricantes, desenvolvedores e outros engenheiros e produtores que não conhecia e com outros que eu já ouvi bastante mixar, mas que até então não tinha ouvido a voz e o que eles têm a dizer.

Uma coisa leva a outra... E por falar no que os profissionais têm a dizer, vamos, então, à parte da AES Convention. Este é o título dado à parte das palestras, clínicas e workshops. Os profissionais que lá foram convidados para estar foram realmente para falar, mostrar, ensinar. Tudo nesses workshops é absolutamente técnico, complexo, imprescindível e inesquecível? Claro que não. Algumas palestras são mais cheias do que outras. Algumas mais práticas, outras mais teóricas, mas se em uma delas você passar a conhecer uma única informação nova, um jeito novo, uma ideia nova, ou até uma frase nova que mude o seu modo de pensar, acredite: a ida já valeu a pena.

Como aconteceu em uma palestra que há alguns anos assisti. Se não me falha a memória, foi com o Robert Scovill. Era uma palestra que nem ia acontecer e surgiu de última hora o convite, então ele não havia, de fato, preparado a "aula". Mas, ali, ele disse algo que valeu a pena estar presente pra ouvir: "Dizem que, para alcançarmos o tão almejado sucesso, temos que estar no lugar certo, na hora certa. Então, como não temos como saber qual é a hora certa, que procuremos estar ao menos no lugar certo com mais frequência!". E tenham certeza: a AES, é sem dúvidas, um lugar certo de se estar.

Até mês que vem!

*Aproveito a minha página para não apenas agradecer a Joel Brito, presidente da AES Brasil, pelo convite de fazer dois dos meus workshops Mix Secrets na convenção deste ano, mas também para parabenizá-lo pela importância deste evento para a evolução da engenharia de áudio e da engenharia de música no Brasil.

Enrico De Paoli é engenheiro de música e produtor. Conheça mais sobre suas mixes, masters e produções premiadas, além de ficar por dentro de seus treinamentos Mix Secrets, no site www.EnricoDePaoli.com.









 
Conteúdo aberto a todos os leitores.