RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Tempo Real
Alex Vergara, o "Chileno
Márcio Teixeira
Publicado em 01/03/2015 - 00h00

O técnico de PA do Raça Negra e dos Gigantes do Samba, Alex Edwin Ordenes Vergara, não é conhecido no meio por seu nome de batismo, mas sim pelo popular apelido: "Chileno". Mas o bom português falado pelo "gringo" tem uma razão de ser, e é o fato de Vergara ter chegado ao Brasil aos nove anos de idade, em dezembro de 1979, e aqui fez sua vida e sua carreira. Já é um dos nossos, sem dúvida.

E por falar em carreira, a mesma teve início em 1989, depois que o jovem Alex se formou em Eletrônica. "Após me formar, uma empresa de áudio me chamou para trabalhar consertando equipamentos, e aí começou minha vida no áudio", recorda Chileno, que desde então trabalhou, além de como freelancer, para nomes como Phobus, Veritas, Apple Produções, Renascer em Cristo, SPS, SoftSom, Marcelo Conde e Torau Equipamentos.

Controlando o som do Raça Negra há três anos, Chileno tem um vasto currículo no áudio ao vivo, já tendo trabalhado com artistas que vão de U2 Cover a Só Pra Contrariar, passando por diversos universos sonoros, como o sertanejo, de Cleiton e Hugo, Lucas e Luan, Chrystian e Ralf e Marcos e Belluti; o pop, do lendário Placa Luminosa; o pagode, do Grupo Sereno e do Pixote; o rock do Pavilhão 9, Hyperfly e Ultraje a Rigor; o rock cristão de Katsbarnea, Oficina G3 e Resgate; o forró do Falamansa e até o ska, dos Skamoondongos, entre outros.

Para realizar seu trabalho com excelência, independentemente do estilo em questão, Chileno acredita que estar sempre atento e em movimento é fundamental. "É muito importante não se acomodar com naquilo que já sabe e buscar, todos os dias, se atualizar".

Entre os técnicos que têm inspirado Alex em sua carreira, servindo como verdadeiros espelhos, ele destaca José Luís Carrato ("o Corujito"), Meme, Tio Ted, Ivan Cunha ("o Batatinha, técnico de PA do Só Pra Contrariar"), Cláudio Nascimento ("muito tenho aprendido com esse cara"), Luizinho Siqueira ("um mestre no carnaval") e o ex-técnico do Exaltasamba Silas Tenório Prieto.

Perguntado sobre seu melhor companheiro na estrada, a resposta de Chileno fugiu ao comum e mereceu destaque fora do tradicional "pingue-pongue" que encerra a coluna. "Deus é meu melhor companheiro. Há um ano Ele me deu uma segunda chance de viver, quando um ônibus alugado em Fortaleza pelo Raça Negra tombou. Tive duas costelas quebradas, um corte grande na testa e fiquei com uma hematoma grande na cabeça", destacou Chileno, que revela querer seguir trabalhando com áudio e manutenção de consoles ainda por muitos e muitos anos.

BATE-BOLA

Console: Gosto muito dos da Avid/Digidesign, Yamaha, Soundcraft e Midas, mas tenho um carinho muito grande pelos DiGiCo SD8 e SD9. Fui uma das primeiras pessoas a trabalhar com eles aqui no Brasil.

Microfone: Sennheiser, Shure e SuperLux. Gosto muito de usar um microfone modelo CMH8K, da SuperLux, no surdão, que tem um som maravilhoso.

Periférico: Compressor Black Avalon VT-747 SP

In-ear: Sennheiser G3

Monitor de chão: Nexo N45

Casa de shows brasileira: Citibank Hall

Sistema de som: Nexo STM e D&B Audiotechnik

Processador: Dolby Lake

Plug-in: Gosto muito dos plug-ins da Waves (C6 Multiband Compressor, Rider Vocal, H-EQ Hybrid Equalizer) e também dos da Oxford, como o Oxford EQ, Oxford Reverb e o Oxford SuprEsser DS

Última grande novidade lançada no mercado: Sistema S3L, da Avid. Batatinha (técnico de PA do Só Pra Contrariar) e eu trabalhamos com dois consoles S3L no PA na gravação do DVD Gigantes do Samba, usando plug-ins da AAX DSP, versão 4.5.1, 64 bits, gravando direto no Pro Tools 64 canais e fazendo soundcheck virtual, com prés Euphonics. Foi um dos melhores shows que fizemos em parceria, com 96 canais rodando ao vivo.

SPL alto ou baixo? Por que? Depende do evento. Corporativo geralmente é um som mais ou menos baixo. Show tem que ter SPL alto (risos)!

Melhor posicionamento da house mix: Mais ou menos 30 mts no meio estre os dois P.A

Melhor unidade móvel de gravação: Epah Estúdios

Sonho de consumo na profissão: Trabalhar sempre com uma Amek Recall RN

Sonho já realizado na profissão: Ter trabalhado com o Ultraje a Rigor

Dicas para iniciantes: Trabalhe em uma empresa de som e aprenda tudo, mas tudo mesmo que puder aprender! Depois, vá para uma escola de áudio.
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.