RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Desafiando a Lógica
Cinco vídeos que merecem sua atenção
Preciosidades do YouTube para você aprimorar seus conhecimentos em Logic Pro X (e treinar seu inglês!)
André Paixão
Publicado em 01/02/2015 - 00h00
EDITANDO ÁUDIO NO EDITOR DE ARQUIVOS (EDITING AUDIO IN THE FILE EDITOR)



Produzido pelo genial compositor, professor, produtor e engenheiro de áudio Joshua Carney, do canal MusicTechHelpGuy, este vídeo mergulha no ambiente de edição do Logic Pro X e nos ajuda a compreender melhor a importância desse recurso caprichado oferecido pelos desenvolvedores. Ele explica detalhadamente cada uma das ferramentas e funções dispostas nos menus com exemplos claros e de fácil compreensão. Muitas delas estão presentes no nosso dia a dia, mas não tenho dúvidas de que a percepção muda - ao menos em alguns aspectos - após assistir ao vídeo. No meu caso, a diferença entre edição destrutiva e não destrutiva no Logic X, incluindo suas vantagens e desvantagens, ficou muito mais transparente.

Grande sacada

Imagine ter descoberto uma falha na captação de um vocal que dificilmente você conseguirá gravar novamente por um motivo ou outro qualquer (como no caso de o cantor morar em outro país etc.). Com a ferramenta "Lápis" você adquire excepcional capacidade de correção de áudio danificado por cliques indesejados. Basta dar um zoom adequado e desenhar a onda sonora de acordo, ou, ainda, simplesmente deletar a região problemática.

Para tanto, a dica é selecioná-la, clicar com o botão direito e, na janela de menu, selecionar a opção "Snap Edits to Zero Crossings". Com isso, o Logic "camufla" o trecho do áudio que foi deletado, unindo as extremidades de cada onda Sonora adjacente em seu "ponto zero" e evitando qualquer possibilidade de novos cliques. Genial é pouco.



GATE RÍTMICO E EFEITOS "GAGUEJANTES" (RHYTMIC GATING ANS STUTTER EFFECTS)


Essa é uma técnica muito utilizada em música eletrônica, mas pode ser aplicada criativamente em diferentes gêneros musicais. Aprenda a dominá-la a partir de uma instância do sintetizador ES2 com inserção de Noise Gate. A partir do recurso de sidechain, o sinal de um loop influencia diretamente o pad criado no synth, gerando essa personalidade "gaguejante". Muito divertido!


COMO CRIAR BATIDAS COM DRUMMER E DRUM KIT DESIGNER (HOW TO MAKE BEATS WITH LOGIC PRO X'S DRUMMER AND DRUM KIT DESIGNER)


Produzido pelos editores da Computer Music, uma das melhores revistas de produção musical do mundo, esse vídeo é dedicado ao Drummer, um criador de batidas revolucionário implantado no Logic X. Mesmo que você não abra mão de gravar com um baterista "humano", vale a pena ao menos matar a curiosidade e descobrir a genialidade desse plug-in nativo, incluindo o recurso "follow", que faz com que o seu baterista virtual mude a intensidade e a dinâmica da sua levada de acordo com uma linha de baixo ou mesmo uma música inteira. É realmente impressionante.


EFEITO "AUTO TUNE" NO LOGIC PRO X (AUTO TUNE VOCAL EFFECT IN LOGIC PRO X)


Você o escuta em tudo quanto é lugar, em dezenas de hits radiofônicos, mas nunca descobriu como criá-lo. Veja como é fácil criar o efeito roboticamente afinado em vocais, a partir do plug-in Pitch Correction, do próprio Logic, sendo automatizado apenas em determinadas sílabas da linha vocal.


CINCO LIÇÕES QUE MUDARAM MEU TRABALHO PARA SEMPRE (FIVE LESSONS THAT CHANGED MY WORK FOREVER)


Apesar de não ser diretamente relacionado ao Logic Pro X, esse último vídeo provavemente é o que vai trazer mais benefícios se aplicado no seu dia a dia. Idealizador do excelente TheRecordingRevolution, Graham Cochrane é um dos mais admirados gurus da nova geração de produtores e técnicos de áudio, juntamente com Joe Gilder (HomeStudioCorner), Kendal Osborne (TheRecordingLounge), entre outros.

Nesse vídeo ele fala sobre cinco lições que efetivamente influenciaram sua maneira de pensar e trabalhar profissionalmente com áudio. Vou listá-las aqui, pois eu, absolutamente, concordo com todas. Vale muito a pena conferir o vídeo e o canal de Graham.

1 - Fator humano é mais importante do que equipamento - Hoje em dia é possível produzir boa música com um laptop e uma interface de áudio estéreo, assim como é possível produzir música ruim num estúdio com o melhor equipamento, sala e tratamento acústico disponíveis no mundo.

2 - Estude boas músicas - A melhor maneira de fazer boa música é saber como uma boa música é feita, concorda? Pense em arranjos, técnicas de mixagem, composição, estrutura, colaboração e criação em grupo e estarás no caminho certo.

3 - Mixe em mono - Se sua mixagem não soar bem em mono, algo está errado.

4 - Desenvolva seu próprio gosto - Com tantas referências e conhecimentos espalhados pela rede, um grande desafio é encontrar e definir uma identidade própria.

5 - Seja humilde e continue sempre aprendendo - O grande gênio está constantemente conversando com pessoas próximas e sempre querendo aprender mais sobre o que elas sabem, somando e compartilhando conhecimento em seu universo. Guarde essa lição para sempre.

IMG05
LEGENDA: Graham Cochrane e suas cinco lições: vale a pena não apenas conhecê-las, mas também aplicá-las

Até a próxima.
Grande abraço!

André Paixão é produtor de trilhas sonoras para teatro, TV, publicidade e cinema. O SuperStudio é sua segunda casa, onde passa grande parte de seu tempo compondo, arranjando e mixando. Faz parte das bandas Acabou La Tequila e Lafayette e os Tremendões. Atualmente dedica-se à produção musical em seu estúdio, como o mais recente trabalho da banda Tipo Uísque. Contatos: andre@suprasonica.com.br, www.facebook.com/DesafiandoLogic e www.facebook.com/SuperStudio
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.